top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

Rotina para o bebê, mas na hora certa.



Todas as mamães já cansaram de ouvir o quanto é importante criar uma rotina para o bebê, mas essa rotina tem um momento certo para ser iniciada.

Logo após o nascimento do bebê, o maior desafio das mães passa a ser a amamentação. Tudo passa a girar em torno disso.


De acordo com Stéphanie Sapin-Lignières em seu livro “Nasceu, e agora?”, os primeiros 10 dias após o parto devem ser de total dedicação ao bebê. Um momento de investimento completo na amamentação.

Nesta fase um tanto quanto caótica, o recomendado é deixar que o bebê mame o quanto quiser, num processo de livre-demanda.

“O bebê pode tudo, ou seja, pode mamar o dia inteiro, ficar no colo o quanto quiser, dormir junto. A única restrição é nunca deixa-lo sem mamar por mais de 4 horas. Depois dessa etapa, haverá o momento certo para organizar a rotina do bebê.”




Após os primeiros 10 dias, é hora de criar uma rotina e organizar as mamadas.

Os bebês precisam de rotina tanto quanto os pais e a família, para que todos vivenciem uma experiência saudável e prazerosa com a criação do bebê.

A amamentação continua sendo a protagonista nesta história, pois nos primeiros meses de vida, é tudo o que o bebê precisa para se nutrir e desenvolver.

Ainda segundo Stéphanie Sapin-Lignières, para um crescimento saudável, um bebê precisa, nos três primeiros meses de vida, de oito mamadas por dia, que estariam divididas em intervalos de 3 horas cada, em média. E a prioridade é já começar a construir um bom hábito de sono para o bebê, o que significa ajustar bem as mamadas ao longo do dia, para que apenas uma delas ocorra durante a madrugada.


A sugestão da autora é adotar os seguintes horários para as mamadas: começar o dia dando o peito às 07:00, seguindo às 09:30, às 12:00, às 15:00, às 17:30, às 19:30, às 22:00 e finalmente às 03:00. Mas cabe à mãe definir a melhor hora para iniciar as mamadas do dia.

É pouco provável que um bebê com menos de 4 meses consiga dormir uma noite inteira sem acordar para mamar, mas a boa notícia é que esse tipo de rotina ajuda o bebê a conseguir passar a noite inteira dormindo, podendo chegar à 9 horas de sono sem interrupção.




Conforme o tempo passa, a amamentação deixa de ser a única fonte de nutrição para o bebê e novos alimentos são apresentados. O segredo para manter a rotina e garantir uma transição alimentar saudável para o bebê é, aos poucos, substituir as mamadas por refeições, começando pela mamada das 09:00, que pode ser substituída por suco de frutas, por exemplo.

Depois, é a vez da mamada das 14:30 ser substituída pela papinha de frutas. Depois, a mamada das 12:00 é substituída pela papinha salgada.

Logo após, a mamada das 19:00 se transforma em jantar (com papinha salgada).

Dessa forma, as mamadas são reduzidas a apenas 2 ou 3 por dia (às 07:00, às 22:00, e se o bebê ainda não conseguir dormir a noite inteira, às 03:00).

É fundamental ter em mente que, conforme a rotina se estabelece e os hábitos alimentares vão se modificando, com menos mamadas ao longo do dia, isso proporciona à mãe maior liberdade para poder tirar algumas “folgas” ao longo da semana, seja para dormir e descansar, seja para sair e se divertir com as amigas ou mesmo para curtir um tempo com o marido.




Como você pode ver, existe bastante tempo para criar e manter a rotina do bebê após os 10 primeiros dias de vida, mas antes disso, é importante não se preocupar com horários, padrões e regras. Permita-se estar plenamente dedicada ao bebê até que ele esteja pronto para sua rotina especial de vida.


Para saber mais sobre como implementar essa rotina de amamentação para o bebê, recomendo a leitura desse livro “Nasceu, e agora?”, da Stéphanie Sapin-Lignières.


Espero que tenha gostado das dicas do artigo de hoje.


Até a próxima!




bottom of page