• Rafael Assumpção

6 dicas incríveis para fotos de família




Fotos de família são emocionantes de rever, e divertidas de fazer.

Só que nem sempre a gente consegue fotos muito boas, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo com 6 dicas que vão te ajudar a dar um toque profissional às lembranças de família.

Continue lendo e depois corra pra experimentar!





1- Encontre a melhor luz

Celulares só trabalham bem com luz em abundância.

Então, dê preferência para fazer fotos em locais abertos.

Mas o horário também conta. Evite os horários em torno das 12:00 (10:00-14:00), porque as sombras projetadas no rosto são muito fortes e o excesso de luz pode fazer as pessoas saírem com os olhos “apertados” ou terem que usar óculos escuros.

O início da manhã é o melhor momento para fotos de família em locais abertos.

E no final da tarde, você pode conseguir efeitos muito bonitos com o pôr-do-sol, com tons mais amarelados





2- Sem cortes!

Quando fotografar seu filho ou sua família, lembre-se sempre de enquadrar todo mundo dentro da área da foto, de forma a não cortar cabeças, pés e braços. Isso realmente estraga as fotos.

Tome cuidado também com poses que façam parecer que os membros pareçam ausentes ou amputados.

Para uma foto parecer natural e harmoniosa, é preciso que ela apresente as pessoas por completo.

Obs: a foto acima foi cortada propositalmente para mostrar o efeito negativo de cortar partes do corpo.





3- Dê um close

Agora que vimos a regra de não cortar nenhuma parte do corpo, chegou a hora de saber quando quebrar essa regra. E o momento certo é quando queremos registrar sorrisos e expressões faciais.

Nessas horas, chegue bem pertinho (ou dê um zoom na câmera) de forma que apenas o rosto ocupe a maior parte do enquadramento





4- Mostre mais do que as pessoas na foto

Quando estiver num local aberto, principalmente se for um local bonito ou enfeitado, aproveite o cenário para deixar a foto mais atraente também.

Quando for tirar a foto, não deixe as pessoas no meio da foto. Posicione a câmera de forma que eles ocupem apenas um dos lados da foto, deixando o espaço restante para mostrar o local.





5- Silhuetas

Silhueta é o efeito em que a pessoa fotografada fica toda sombreada quando temos um fundo muito mais claro. As silhuetas são bem fáceis de fazer durante o pôr-do-sol, na praia ou na frente de uma janela ou porta de vidro de uma sacada.

Mas como a pessoa fica toda na sombra, as expressões faciais não aparecem muito. Nesse caso, o ideal é usar esse efeito para destacar as formas e movimentos do corpo. Poses pulando, ou com braços e pernas abertos, pessoas andando de mãos dadas ou paradas de perfil, uma de frente pra outra, são boas ideias para aproveitar as silhuetas.





6- Mude o ângulo

Um jeito bem legal de inovar nas fotos é sair do padrão de fotografar de pé, na linha normal de visão.

Coloque as crianças deitadas no chão e tire uma foto por cima delas. Ou então deite você mesma no chão e fotografe as crianças olhando por cima. O que não faltam são ângulos diferentes para experimentar!



Espero que essas dicas te ajudem a criar lembranças ainda mais lindas com sua família.

Na próxima, vou preparar um vídeo com dicas mais avançadas e configurações direto no celular para melhorar a qualidade das fotos.

Fique ligada nas nossas novidades!


Até a próxima!

sky light studio logo estúdio fotografia

Sky Light Studio. Rua Arthur Vieira, 318 (sala 31), Taubaté-SP | Celular/Whatsapp: (12)99644-5005 | E-mail: contato@skylightstudio.com.br

© 2021 Sky Light Studio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer foto sem a permissão escrita do fotógrafo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon