top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

Por que eu faço o que faço?




Olá, obrigado por estar acompanhando mais esse conteúdo do nosso blog no Sky Light Studio.


Chega um momento na vida em que a gente se pergunta: por que eu faço o que faço?

Talvez por alguma crise de idade, ou simples ansiedade da vida moderna, mas o fato é que chega um ponto em que a gente começa a avaliar nosso caminho e nossas escolhas.


Há cerca de 5 anos eu comecei a me questionar.

Minha esposa estava grávida da nossa primeira filha, eu já trabalhava com fotografia, mas apenas como uma renda extra. Meu trabalho principal era na área de TI, eu era Gerente de Projetos, e quanto mais eu fotografava, mais se tornava evidente que minha profissional deveria mudar.

Durante 10 anos, eu trabalhei na área de TI sem nunca ter visto uma única pessoa que tenha ficado mais feliz por causa do meu trabalho. Meu trabalho era burocrático, os produtos que a empresa vendia eram comprados por grandes empresas ou pelo governo. Quem usava esses produtos o fazia por obrigação, não por vontade ou escolha. Não havia nenhum tipo de recompensa humana naquele trabalho.

Já na fotografia... até hoje é difícil descrever a sensação de ver um sorriso de que se vê linda numa foto, que já antecipa daí a lembrança marcante que vai poder admirar nos próximos anos ou décadas. Um casamento, a gravidez, a chegada de um filho, ou qualquer outra ocasião que vai deixar uma marca positiva e feliz em suas vidas. Simplesmente não tem preço.

Quando eu resolvi sair do meu antigo emprego para me dedicar exclusivamente à fotografia, eu sabia que não ganharia tanto, mas apenas em termos financeiros. Em termos de satisfação pessoal, eu achei a fórmula da riqueza instantânea!


Hoje, eu me levanto (ok, muitas vezes com uma preguicinha), mas sempre feliz por saber que a cada dia eu vou levar um novo sorriso para uma nova pessoa, seja durante um ensaio ou na entrega das fotos e dos estojos.

E vou dormir sabendo que fiz o melhor que pude para causar uma marca positiva no mundo.

A sensação é tão boa que eu te convido a refletir sobre o que você faz hoje, e porque faz o que faz hoje. Se você não sente essa mesma energia, não tenha medo de buscar sua felicidade.

Veja o meu exemplo, eu aceitei ganhar menos para ser feliz. E o meu trabalho atual não envolve diploma universitário e nem requer uma genialidade ou talento de nascença. Tudo o que você precisa é de força de vontade. Talvez você tenha habilidade com artesanato, talvez você queira cuidar de animais de estimação, ou pode ser que descubra um interesse oculto por literatura e escrita, ou mesmo crie um canal no Youtube para dar dicas de culinária.

As possibilidades são infinitas, mas e resultado é um só: estar feliz com o seu trabalho.


Quando você chega nesse nível, a vontade é de fazer cada vez mais, de se dedicar com ainda mais afinco.

Foi por isso que eu consegui trazer para o estúdio um conjunto de benefícios únicos, que nenhum outro estúdio tem.





Que ver um exemplo? Eu nunca fiquei satisfeito com os álbuns que as encadernadoras forneciam, então eu desenvolvi um novo produto, o SkyBox, nosso estojo fotográfico exclusivo), que reúne todas as características necessárias para garantir que nossas clientes tenham suas lembranças materializadas com a maior qualidade e durabilidade, e ainda por cima de forma totalmente personalizada.


Quer outro exemplo? Eu sempre fiquei incomodado de o ensaio da gravidez registrar apenas um pequeno momento na trajetória tão rica das mulheres como mães. Como capturar a essência de algo tão grandioso num único dia, num único ponto dessa jornada? Foi por isso que eu criei os ensaios-bônus, que complementam o ensaio da gravidez e o ensaio newborn, permitindo que cada uma de vocês, ao escolher o Sky Light Studio, tenha a oportunidade de criar mais de um ano de lembranças. Não se trata mais de oferecer ensaios, mas sim experiências fotográficas!

Começando pela sessão de início da gravidez em torno de 20 semanas, depois passando para o ensaio principal de gestante em torno de 30 semanas, seguido do ensaio newborn, e continuando com o acompanhamento trimestral do bebê e a sessão mamãe-bebê.

Todos os pacotes de ensaio de gestante do estúdio incluem algum ensaio-bônus de presente, e todas as gestantes que contratam seu pacote antes das 20 semanas ganham de brinde a sessão de início da gravidez.

Dessa forma, eu permito que todas as pessoas que passam aqui pelo estúdio possam registrar no mínimo 3 momentos na sua trajetória como mães, garantindo lembranças muito mais ricas e marcantes para todas vocês.


Não há estratégia de marketing que consiga copiar esse desejo de fazer o seu melhor dia após dia. É por isso que meu estúdio tem crescido tanto, mesmo que me faltem as habilidades de venda necessárias rs.

O que me falta na arte da negociação, eu tento compensar com muita dedicação e carinho, sempre pensando no que mais eu posso oferecer para que a sua experiência aqui no estúdio seja cada vez melhor.


Agora que abri meu coração pra vocês, eu me sinto ainda mais leve e motivado. Colocar as sensações no papel (ou na tela do computador) ajuda a visualizar e entender melhor as nossas motivações e traçar com mais precisão nossos objetivos.

E você, que esteve pacientemente comigo até aqui, te agradeço muito pela atenção e pelo apoio, e espero que de alguma forma, eu consiga te estimular a fazer essa viagem interna na busca da sua plena satisfação e felicidade.

Por que você faz o que faz?


Até a próxima!

bottom of page