• Rafael Assumpção

O que é realmente essencial num ensaio de gestante?



Olá! Essa semana eu reuni as principais informações para te orientar na hora de analisar as várias opções de ensaio de gestante que estão disponíveis na sua cidade ou região.

Afinal de contas, o que é realmente essencial num ensaio de gestante?


Um lembrete: neste artigo estou considerando que você deseja fotos de boa qualidade, acima de descontos e promoções. Quando abrimos mão da qualidade, qualquer coisa pode deixar de ser importante, e os resultados podem não ser satisfatórios.


De forma bem objetiva, existem 5 itens realmente importantes e essenciais para garantir o ensaio de gestante dos seus sonhos:

  • estilo de fotografia alinhado com sua personalidade;

  • poses e composições elaboradas;

  • maquiagem e outros preparativos para a gestante;

  • equipamento de iluminação adequado;

  • edição detalhada das fotos.


O que cada um desses itens significa?

É o que vamos ver a seguir!




1- Estilo de fotografia alinhado com sua personalidade


A maioria das pessoas não é treinada para ler imagens, assim como aprendem com textos na escola. Isso torna mais difícil conseguir avaliar o nível de qualidade de cada imagem, e, por consequência, de cada profissional que te oferece um ensaio.

Normalmente, todos nós conseguimos diferenciar uma imagem "ótima", de uma "péssima". Mas são poucas as pessoas que conseguem distinguir uma imagem "boa" de uma "regular".

É por isso que sempre oriento todas as gestantes a não se preocuparem com a "qualidade das imagens", mas sim com o "estilo das imagens", que é muito mais fácil de perceber, porque afeta diretamente nossa percepção das fotos.

O estilo fotográfico é a identidade do fotógrafo, é a forma como ele expressa sua visão daquilo que fotografa (neste caso, as gestantes).

Quando batemos os olhos numa foto, automaticamente nosso cérebro nos leva a criar um juízo sobre ela. Ou gostamos, ou não gostamos.

Na maior parte dos casos, não vamos conseguir nem explicar o motivo de gostar ou não de uma foto, mas de qualquer forma, a decisão já terá sido tomada pelo cérebro.

Por isso é importante pesquisar muito sobre a fotografia dos estúdios e profissionais com quem você pensa em entrar em contato, mesmo antes de pedir um orçamento.

Quanto mais fotos você vir, mais forte será essa sensação de aprovação ou reprovação do estilo de determinado profissional.

A melhor parte é que o estilo é sempre constante (pelo menos, nos profissionais com mais experiência, que já conseguiram desenvolver seu próprio estilo, ao contrário de estudantes e iniciantes, que ainda copiam ou experimentam estilos de outras pessoas).

Sendo assim, quando você gosta do estilo de um fotógrafo, você tem muito mais confiança sobre os resultados que vai ter no seu próprio ensaio, porque o fotógrafo vai usar o mesmo estilo contigo.

E é também por isso que você deve descartar qualquer opção de estúdio cujo estilo você não goste, porque não vai adiantar pedir pro fotógrafo mudar o estilo dele pra fazer outros tipos de foto só pra você. O resultado pode ficar ainda pior.


Resumindo: pesquise muito, veja o máximo de fotos de cada estúdio que encontrar, e entre em contato apenas com aqueles que tiverem um estilo de foto que te agrade, que te faça se imaginar tendo fotos com aquele mesmo estilo. Porque estilo é sua garantia de resultado.





2- Poses e composições elaboradas


Se for pra fazer fotos simples, com poses comuns, é melhor fotografar com seu celular mesmo e economizar o dinheiro do ensaio para o enxoval.

O que faz valer a pena em investir num ensaio profissional é conseguir aquelas fotos que você não seria capaz de fazer por conta própria.

O que você quer é tirar uma foto bonita encostada numa árvore num parque?

Ok, você não precisa de um fotógrafo pra isso. Tem milhares de vídeos no Youtube que vão te ensinar a tirar fotos maravilhosas com seu celular.

Mas se o que você quer é uma foto sua de frente para o pôr-do-sol, mas sem o efeito de silhueta, então é quase certo que vai precisar de um profissional, porque a iluminação para uma foto desse tipo é muito mais complexa e necessita de equipamentos e técnicas muito além do que seu celular vai te oferecer.

E aquelas fotos de estúdio com fundo todo escuro, com uma iluminação bem dramática, que parecem pinturas? Também são exemplos de fotos que provavelmente você não vai conseguir fazer sozinha.

O mesmo vale para as poses. Fotógrafos profissionais são treinados para dirigir suas modelos, de forma a avaliar suas características físicas e psicológicas, e transformar tudo isso em poses elaboradas, que valorizam sua imagem e inserem significados e emoções nas fotos.


Resumindo: pra valer a pena o investimento no seu ensaio, procure por profissionais que possam criar composições que vão muito além do óbvio e do comum. Quando estiver olhando o Instagram do fotógrafo, veja se suas fotos não são repetitivas, sempre com as mesmas poses e cenários. Nada pior do que fazer fotos só pra depois descobrir que são iguais às de dezenas de outras gestantes.





3- Maquiagem e outros preparativos para a gestante


Eu poderia dar inúmeros motivos técnicos para incentivar o uso de maquiagem, penteados, etc, mas a verdade é muito mais simples: tudo isso é importante e essencial porque você merece ter uma dia de rainha para o seu ensaio!

Sim, você merece se sentir a gestante mais linda, mais poderosa, mais mimada.

Fotografia mexe com nossa autoestima, e sabemos como as mulheres normalmente se sentem um pouco pra baixo com todas as mudanças que estão acontecendo em seus corpos.

Então, nada melhor do que já começar o primeiro click totalmente produzida, porque assim você vai se sentir muito mais segura, vai se soltar mais e isso vai ajudar o fotógrafo a te dirigir em poses lindas, obtendo seus melhores ângulos, sorrisos e traços de personalidade.


Resumindo: não precisa de resumo. Você merece se sentir uma deusa para construir as lembranças que vão marcar sua vida pra sempre!





4- Equipamento de iluminação adequado


Esse é o ponto onde fica mais evidente a diferença entre a fotografia amadora e a profissional.

Domar a luz e moldá-la segundo sua vontade é o que separa os fotógrafos das pessoas com smartphones.

Mesmo um ensaio ao ar livre precisa de equipamentos e acessórios para garantir uma foto de qualidade (tente procurar saber como é feito um ensaio da Vogue na praia, pra ter uma ideia do que estou falando).

Até peço desculpas a alguns colegas de profissão, mas toda vez que vejo um "fotógrafo" fazendo fotos ao ar livre usando apenas sua câmera, sem ao menos um modificador de luz ou rebatedor, a primeira coisa que me vem à cabeça é que uma amiga da gestante poderia estar fazendo todas aquelas fotos com o celular (óbvio que há exceções).

Quando passamos a tratar de fotografia em estúdio, aí não tem nem como comparar.

Um fotógrafo, para ter um estúdio, significa que fez um investimento pesado em todo o equipamento e acessórios necessários para poder controlar de forma precisa todo o seu ambiente, o que lhe proporciona construir cada foto do jeito que quiser.

Qualquer tentativa de reproduzir um "estúdio amador em casa" vai trazer resultados de baixíssima qualidade, porque é preciso muito treino para criar efeitos de iluminação mais elaborados, ainda mais em ambientes pequenos, já que a luz reflete com muita facilidade em todas as paredes à volta.

Quanto maior o controle sobre a iluminação, melhores as fotos.


Resumindo: visite o estúdio ou marque uma reunião com o fotógrafo para conhecer melhor sua estrutura e se certificar de que ele dispõe de tudo o que for necessário para criar fotos lindas pra você, e principalmente, para ter certeza de que ele sabe com o que está lidando.





5- Edição detalhada das fotos


Aqui entramos no tópico da qualidade das imagens.

A edição das fotos é o que vai permitir separar a foto "boa" da foto "ótima".

Hoje existem inúmeros aplicativos de celular que permitem uma edição bastante razoável, ainda mais se a foto tiver sido feita "corretamente".

Posso afirmar sem receio que é possível alcançar o nível de alguns profissionais iniciantes apenas com um celular e alguns aplicativos.

Mas você não é uma profissional, e não vai querer fazer um curso complexo de edição de fotos só para economizar no seu ensaio (mesmo porque um bom curso vai ser mais caro que o seu pacote de ensaio).

A edição profissional das fotos permite aprimorar muito as imagens capturadas pela câmera, além de permitir a inserção de efeitos artísticos que caracterizam o estilo de muitos fotógrafos.

Adicionalmente, existem técnicas de tratamento de pele (para tirar cicatrizes e estrias, por exemplo), correções corporais (para remover aquela dobrinha ou gordurinha que ficou aparecendo, ou para desinchar os pés, reduzir a papada, etc), e sobreposições (onde o fotógrafo adiciona outras imagens e mistura outros elementos à foto, para conseguir uma fotografia composta, muito mais rica e completa que a original).


Ok, eu disse que é difícil para a maioria das pessoas avaliar a qualidade das imagens, então como você vai se certificar de ter uma edição de boa qualidade nas suas fotos? Existem erros muito comuns que indicam baixa qualidade da edição. Dê uma olhada no Instagram do estúdio que está pesquisando e veja se encontra muitas fotos com os seguintes erros:

- grampos e presilhas que ajudam a modelar os figurinos e tecidos, e que deveriam ter sido removidas durante a edição;

- beiradas dos fundos deixando aparecer a parede por trás ou parte do chão;

- modelos com axilas escuras, papadas muito evidentes, dobras de pele próximas do busto e abaixo dos braços;

- braços muito grossos em poses onde o tríceps fica flexionado, ou onde o braço fica muito pressionado junto ao corpo.


Resumindo: uma boa edição profissional vai permitir criar a perfeita imagem de gestante que você tanto deseja, eliminando qualquer imperfeição que te desagrade, e ressaltando o "clima" e "sensação" de cada foto. Ou você vai querer passar o resto da vida olhando aquele pequeno detalhe que tanto te irrita nas fotos de um momento tão importante?






Esses são os itens que eu considero realmente importantes para qualquer ensaio de gestante, e para os quais priorizo toda a minha atenção quando estou fotografando aqui no Sky Light Studio.


Tenha sempre em mente que na fotografia não existe certo e errado, existe apenas aquilo que te agrada, e o que não te agrada.

A gravidez é uma época importante demais pra você correr o risco de tomar uma decisão errada e comprometer suas mais valiosas lembranças.


Espero ajudar você na busca do melhor ensaio para registrar sua gravidez.


Até a próxima!

Beijos de luz!

sky light studio logo estúdio fotografia

Sky Light Studio. Rua Arthur Vieira, 318 (sala 31), Taubaté-SP | Celular/Whatsapp: (12)99644-5005 | E-mail: contato@skylightstudio.com.br

© 2021 Sky Light Studio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer foto sem a permissão escrita do fotógrafo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon