top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

Guia Completo para o seu Ensaio de Gestante

Atualizado: 7 de jun. de 2021


Olá, seja muito bem-vinda a mais um artigo do Sky Light Studio.

Dessa vez preparamos um guia completo pra você com as melhores dicas para o seu ensaio de gestante.

Muitas gestantes acabam perdendo a chance de realizar seus ensaios por falta de planejamento e informação. Ou pior, acabam realizando um ensaio que acaba não ficando satisfatório.

Por isso, quero ter certeza de passar um conteúdo que oriente e ajude todas vocês a garantirem o ensaio de seus sonhos! Então, vamos lá!

mulher, gestante, grávida, estúdio, posando

1- Quais os principais motivos para fazer um ensaio de gestante?

As fotografias são momentos que escolhemos para ficarem salvos em nossa história. É isso que a fotografia nos proporciona: uma forma de registrar nossa história, de expressarmos nossa existência no mundo. E mais do que isso, nossa percepção sobre nós mesmos também é baseada em fotos e imagens. Um ensaio fotográfico é algo tão significativo que não dá para responder numa única frase, então vou te mostrar 3 motivos que fazem de um ensaio fotográfico uma experiência única.

Motivo 1 - É um tempo só seu O dia a dia nos atropela constantemente com compromissos, trabalho, problemas, e todo tipo de interferência que não nos permite dar a nós mesmos a atenção que merecemos. Um ensaio fotográfico te dá a chance de fazer uma pausa em toda essa agitação e se concentrar apenas em você mesma. Além disso, você é o centro das atenções. Durante o ensaio fotográfico, você é a celebridade! E depois do ensaio, essas fotos novinhas vão permitir que você se mantenha no centro das atenções no seu círculo de amizades por várias semanas, sem contar nos inúmeros elogios que vai receber.

Motivo 2 - Você vai se sentir incrível Nada como uma sessão de fotos para jogar sua autoestima e confiança lá no alto! Sabe aquela sensação boa que você sente quando se apronta para uma festa? Você se maquia, arruma o cabelo, coloca aquela roupa especial, escolhida para a ocasião. Depois disso, tudo é diversão. Imagina então quando todos esses preparativos são feitos pra você mesma! Quando você é a razão de toda a diversão! Fica tudo ainda mais emocionante em se tratando de uma época tão marcante como a gravidez.

Motivo 3 – É a prova de uma conquista Poucas épocas da sua vida serão tão marcantes quanto uma gravidez, e não há como negar que o registro dessa época será um tesouro que você vai guardar para sempre. E além da gravidez, pense também em todos as dificuldades e obstáculos que você precisou superar para chegar até aqui. A cada vitória, a cada novo sucesso, sua vida foi se transformando até que você se tornasse a mulher que é hoje. E isso também merece ser registrado. A fotografia, nesse caso, é a prova da sua vitória. É você mostrando ao mundo sua força, sua determinação. Essas fotos são o símbolo do seu triunfo.

gestante, grávida, mulher, estúdio, fundo preto
gestante, grávida, mulher, estúdio, sentada

2- Qual a melhor época para fazer seu ensaio?

Nos últimos 6 meses, quase 30% das clientes que entraram em contato com o Sky Light Studio já tinham passado de 32 semanas de gravidez. O resultado é que muitas delas não puderam ser atendidas, por falta de horários na agenda.

Esperar muito é extremamente arriscado, existe uma chance muito grande de você ficar sem as fotos ou de ter que se conformar com um fotógrafo de nível mais baixo, porque ele era o único com a agenda vazia. Por isso, siga nosso conselho: não deixe seu ensaio pra última hora!

Em nossa experiência fotografando dezenas de gestantes, consideramos que o auge da beleza da gestante ocorre entre 28 e 30 semanas de gravidez. Esse é o período ideal para fazer o ensaio. É quando a barriga está com um tamanho ótimo para caracterizar o ensaio, mas ainda não está tão grande que cause problemas e limitações às poses e composições das fotos.

Imagine a dificuldade de ter que sentar, deitar e levantar com uma barriga de 34 semanas? Até lá, você vai estar indisposta, com inchaços pelo corpo, dores nas costas, etc. Não será uma experiência muito agradável.

Mas também não adianta procurar seu fotógrafo quando já estiver com 28-30 semanas de gravidez. Os melhores fotógrafos, aqueles que vão te proporcionar o ensaio dos seus sonhos, costumam estar sempre com suas agendas preenchidas pelo menos até o mês seguinte, e, além disso, é preciso um certo tempo para poder planejar um ensaio personalizado. Afinal, você não vai querer fazer fotos iguais a todas as outras clientes, certo? Por isso, é importante entrar em contato com seu fotógrafo com pelo menos 2 meses de antecedência (o que seria algo em torno de 20 semanas de gravidez, no máximo).

Outra grande vantagem de contratar seu ensaio mais cedo é a facilidade de pagamento. Todos os fotógrafos profissionais trabalham de forma que o ensaio esteja pago até o dia da sessão de fotos. Por isso, quanto antes você contratar seu ensaio, melhores serão suas condições de pagamento. Você poderá, por exemplo, parcelar o ensaio em mais vezes com o preço de à vista.

No Sky Light Studio, nós incentivamos muito as clientes a deixarem seus ensaios marcados com muita antecedência. Dependendo do pacote escolhido, se você estiver com menos de 20 semanas de gravidez quando vier marcar seu ensaio, ainda ganha de presente um ensaio extra de início da gravidez, que é realizado em torno de 22 semanas, para que você possa registrar como seu corpo mudou durante a gravidez. É garantia de uma recordação ainda mais completa!

três mulheres, gestantes, grávidas, casais

3- Como avaliar se o orçamento de ensaio que recebi vale a pena?

Muitas vezes as pessoas têm a percepção de que os fotógrafos cobram muito caro por seus ensaios, mas será que eles são tão caros assim? Nem sempre notamos que o verdadeiro motivo para pagar por determinado produto ou serviço é obter o benefício que está associado a ele. E quanto maior o benefício, menor parece o preço. É o que acontece quando achamos que algo está barato: é porque seus benefícios superam em muito o preço que teremos que pagar.

É claro que você quer registrar sua gravidez, quer ter lembranças do nascimento do seu bebê. Mas um ensaio profissional pode parecer exagerado, já que hoje em dia é tão fácil fazer fotos e gravar vídeos com qualidade bem razoável. Isso faz com que o "benefício" do ensaio pareça pequeno em comparação ao preço a ser pago.

Mas se o que você quer são apenas "fotos bonitas", você não precisa de um fotógrafo profissional. Fotos bonitas você faz com o seu celular. Isso é uma verdade que nenhum outro fotógrafo vai te dizer.

O produto final do seu ensaio de gestante não são as fotos, mas sim as sensações que elas vão causar em você toda vez que as virem. Só um fotógrafo profissional será capaz de adicionar às fotos aquilo que outra pessoa não será capaz de fazer: ele vai contar sua história e expressar sua emoção (e tudo isso em lindas fotos).

Na região do Vale do Paraíba, um ensaio de qualidade (sem material impresso), com um profissional qualificado, vai custar entre R$600,00 e R$900,00. Mas só o preço não significa nada. Você precisa avaliar os benefícios incluídos no ensaio.

Pense nos seguintes itens abaixo para cada fotógrafo que você pedir um orçamento:

- Como é o atendimento?

Ele te responde rápido, ele conversa sobre você e sobre sua gravidez, ou só fala de preços, álbuns, promoções? Um atendimento mais próximo e pessoal significa maior dedicação e comprometimento. Se a única resposta que você recebe é um e-mail frio com valores, ou se o fotógrafo demora dias para responder suas mensagens, você não vai poder esperar nada muito melhor depois de contratar seu ensaio com ele.

- Como são os ensaios?

São fixos, com opções definidas de cenários e figurinos, ou é algo preparado sob medida pra você? Isso é muito importante. Quanto mais personalizado o seu ensaio, maior é a sua satisfação, porque as lembranças criadas vão ter um significado muito maior sabendo que foram feitas levando em conta seus gostos e preferências.

- Como é o site e as redes sociais do fotógrafo?

As fotos são bem variadas, ou todas as clientes tem fotos parecidas? Esse ponto é fundamental. O capricho na apresentação do trabalho de um fotógrafo diz muito sobre sua dedicação aos clientes. Fotógrafos com sites mal feitos, com poucas fotos, que não passam informações nem conteúdo, são um alerta para inexperiência ou baixa qualidade do serviço prestado. Tanto o site quanto as redes sociais são as provas da capacidade artística do fotógrafo. São as únicas ferramentas que você tem acesso para poder avaliar o trabalho sendo oferecido. Além disso, fotógrafos que usam apenas redes sociais, e que não tem sites, costumam ser principiantes e inexperientes. Portanto, preste bastante atenção nisso!

- Ele é realmente um fotógrafo especializado em gestantes?

Ou ele fotografa qualquer coisa? Lembre-se que quanto mais especializado, mais garantias você tem de ter um ótimo resultado do ensaio. Um fotógrafo que se apresenta como “fotógrafo de gestantes” precisa mostrar em seu site e redes sociais que a maior parte de seus trabalhos de fotografa é com gestantes. Se você entra no site e o que mais vê são fotos de aniversários, ensaios de 15 anos, casamentos, etc, já fica claro que não se trata de um especialista.

- O que já está incluído nos pacotes? Existem coisas que são essenciais para garantir um resultado espetacular para seu ensaio de gestante, e você precisa saber se essas coisas fazem parte do pacote que você vai escolher. Maquiagem, cabelo, figurinos, acessórios e tempo de ensaio são muito mais importante que quantidade de fotos. Pode acreditar. Muitos fotógrafos iniciantes tentam conquistar clientes oferecendo uma quantidade enorme de fotos (já vi gente oferecendo ensaio com mais de 100 fotos!), mas isso sempre acaba resultando em fotos muito parecidas entre si, com pouca variação. Além disso, as fotos costumam vir com edição e tratamento muito pobres, afinal de contas, esse fotógrafo não vai ter tempo para editar com atenção cada foto do ensaio. Ele vai só aplicar algum filtro e te entregar.

A partir da avaliação desses itens, vai ficar bem mais fácil de concluir quem está te oferecendo o maior benefício, e você vai ver que na fotografia, como em qualquer outra situação, quase sempre o barato sai caro.

Se você realmente se importa com o registro da sua gravidez, escolha seu ensaio baseado em benefícios, não em preços. Porque não vai dar pra voltar atrás a refazer o ensaio caso você se arrependa!

Para concluir este item, tente fazer comparações com coisas do dia a dia: uma bolsa no shopping custa em torno de R$300,00; um corte de cabelo custa em torno de R$100,00; um vestido de festa custa em torno de R$600,00.

Mais ainda. Provavelmente se você somar o preço das roupas que está vestindo agora, provavelmente esse valor será igual ou maior que um ensaio fotográfico.


Será que a lembrança da sua gravidez vale menos do que esses itens?

4- Qual tipo de ensaio é melhor para você?

Você prefere fotos em estúdio, ao ar livre, prefere fazer as fotos na sua casa mesmo, ou gostaria de uma combinação de um pouco de tudo?

Ensaios ao ar livre, também chamados de ensaios externos, costumam ser os preferidos da maioria das pessoas. Mas não porque sejam melhores, mas simplesmente porque a maioria das pessoas nunca teve uma experiência de ser fotografada num estúdio. A vantagem do ensaio externo é que você tem liberdade de escolher um lugar que tenha a ver com sua história, ou simplesmente um lugar que você acha lindo, garantindo assim fotos personalizadas. A desvantagem é que não dá pra controlar o clima. Sempre existe o risco de mau tempo e isso pode estragar seu ensaio. Nesse caso, o ideal é conversar com seu fotógrafo e seguir sua orientação, pois os melhores profissionais já terão experiência sobre as melhores épocas para fotografar ao ar livre em sua região. Na região do Vale do Paraíba, por exemplo, é muito arriscado marcar ensaios entre Junho e Agosto, pois, além do frio, tem muita neblina e chuva. Já nos meses de Dezembro e Janeiro, chove praticamente todos os dias à tarde.

Ensaios em domicílio, conhecidos como ensaios documentais, tem como objetivo criar fotografias mais realistas do ambiente da gestante, mostrando cenas do cotidiano, a interação com a família, os afazeres domésticos, etc. A vantagem de um ensaio documental é poder ter um registro mais realista e preciso desse momento da sua vida. A desvantagem é que esses ensaios, para poder refletir essa sua realidade, precisam ser realizados durante um período muito longo (muitas vezes o fotógrafo fica 24h dentro de casa para fazer o registro completo do seu cotidiano), e isso incorre em custos muito altos. Além disso, a beleza estética das fotos será proporcional ao ambiente, o que significa que, para ter ótimos resultados, você precisa ter uma casa bonita, ampla e bem mobiliada. Não é qualquer lugar que vai garantir boas fotos (apesar de alguns fotógrafos serem talentosos o suficiente para contornar a maior parte das limitações).

Ensaios em estúdio, apesar de serem menos conhecidos, costumam dar os melhores resultados, pois são um ambiente controlado, onde o fotógrafo está no comando. Não há surpresas. A principal vantagem é que, por ser um ambiente fechado, o estúdio permite fotos mais íntimas, expressivas, e a modelo gestante pode ficar mais confortável, pois não haverá outras pessoas observando (como ocorre em muitos locais abertos). A única desvantagem das fotos em estúdio é a estranheza que a gestante pode sentir no início, por se tratar de algo desconhecido pra ela.

No Sky Light Studio, trabalhamos muito junto às nossas clientes para deixa-las à vontade, e elas sempre acabam se adaptando totalmente ao ambiente do estúdio nos primeiros 5min de ensaio. No final, todas elas saem do estúdio se sentindo verdadeiras top models!

5- Vale a pena investir em material impresso?

A fotografia só fica completa quando está impressa. Essa é nossa mais honesta opinião.

Quando você recebe fotos num pendrive, dvd, link de download ou e-mail, elas ficam guardadas no seu celular ou computador, e o destino certo delas é o esquecimento.

Falo com a experiência de quem já fotografou dezenas de gestantes: a maioria das clientes que não recebe as fotos impressas acaba ficando insatisfeita com o passar do tempo.

Não com a qualidade das fotos em si, mas com o fato de as fotos estarem guardadas ao invés de estarem expostas em suas casas. Tanto é, que muitas delas voltam meses depois querendo fazer a impressão das suas fotos, encomendando nossos estojos fotográficos ou um de nossas quadros fine-art. Isso é da natureza humana. Ter contato com o objeto físico faz parte da experiência sensorial que nos traz satisfação.

Ter um estojo na estante, um quadro na sala, um porta-retratos na cômoda... isso sim é aproveitar ao máximo a fotografia. A melhor decoração para o seu lar são as memórias da sua família!

No Sky Light Studio, temos uma política de estímulo à fotografia impressa. Por isso, temos nosso próprio ateliê de impressão fotográfica, onde desenvolvemos produtos exclusivos e de alta qualidade para oferecer às nossas clientes.

6- Como organizar o orçamento familiar para garantir seu ensaio?

Agora chegamos na parte mais delicada. Só esse item merecia um post completo (que nós já estamos providenciando). Mas vamos tentar passar pelas principais dicas.

Dica 1 – Priorize o que é importante Não importa o tamanho do seu orçamento, o que importa é saber o que realmente é importante para você (e que normalmente é mais importante para a maioria das pessoas). Consultas médicas, exames, medicamentos e alimentação devem sempre ser os mais prioritários. Mas, por sorte, a grande maioria das gestações ocorre de forma tranquila (e esperamos que seja esse o seu caso também).

Depois, vem a infraestrutura para receber o bebê. E aqui começam certos exageros. Temos muita pressa para montar um quarto completo para o bebê, sendo que, na maioria das famílias, os bebês só começam a usar seus berços depois do quarto mês de vida, quando acaba a licença maternidade. Muitas vezes caímos na tentação de comprar até mesmo brinquedos que os bebês não vão usar antes dos seis meses! Roupas, então! Eu mesmo lembro de ter comprado um vestidinho que minha filha só usou com 9 meses de vida.

Portanto, certifique-se de primeiro avaliar se a casa precisa de alguma obra ou reparo (como, por exemplo, consertar infiltrações que podem provocar mofo nas paredes), deixe o quarto do bebê já pintado (porque o cheiro da tinta depois pode ser prejudicial). Um guarda-roupas e uma cômoda com trocador são sempre muito úteis para organizar todos os acessórios do bebê, assim como uma banheira com suporte. Cadeiras de amamentação são apenas uma decoração romântica, pois no dia a dia ela não será usada.

O enxoval deve ser montado com o máximo de praticidade também. Lembre que nenhuma roupinha vai durar mais de 1 ou 2 meses durante o primeiro ano de vida do bebê. Apesar de haver coisas lindas que deixam nossos bebês ainda mais adoráveis, pense primeiro em outras coisas que são mais prioritárias.

Dica 2 – Gaste primeiro com o que é mais importante Depois que você priorizar as coisas, comece a gastar seu orçamento na ordem de importância dessas coisas. Assim, quando se o orçamento apertar, você já vai ter garantido o essencial, e o conforto do bebê estará garantido.

No caso do seu ensaio de gestante, comece a procurar seu fotógrafo quando estiver por volta de 16 semanas de gravidez, e tente deixar fazer sua reserva com antecedência, até 20 semanas. Assim, você garante melhores condições de pagamento (pode parcelar o valor de à vista em mais vezes) e também garante que o orçamento está sendo gasto primeiro com coisas que são importantes, afinal de contas trata-se do registro de uma das épocas mais importantes da sua vida! É a prova de uma das suas maiores conquistas como mulher.

Dica 3 – Visite as feiras de gestante na sua cidade ou cidades próximas. Essas feiras são ótimas oportunidades para economizar, mas só se você chegar lá já com um plano do que precisa comprar. De outra forma, vai acabar estourando o cartão de crédito com coisas lindas, porém desnecessárias

Conclusão

Espero que todas as informações desse artigo sirvam para te ajudar e te orientar, de forma que você possa garantir o ensaio dos seus sonhos!

A sociedade de hoje tem ao seu alcance a oportunidade de criar registros que se transformarão no legado de suas famílias.

Pense em como seria lindo se sua mãe tivesse feito um ensaio da época em que estava grávida de você, ou como seria emocionante ver uma foto sua de um ensaio newborn. As técnicas fotográficas modernas permitem criar verdadeiras obras de arte durante os ensaios fotográficos, que você e sua família vão admirar para sempre.

Que tal a gente bater um papo e trocar ideias sobre suas fotos de gestante?

Vou adorar saber o que você tem em mente.

Clique na imagem a seguir e fale com a gente no Whatsapp!

Obrigado por ler até aqui.

Nos vemos no próximo artigo!

Rafael Assumpção


bottom of page