top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

O enigma do puerpério




Esta semana temos mais um artigo preparado com muito carinho pela Psicóloga Perinatal e Parental Jéssica Castro, fundadora do Recanto Parental no Instagram (@recantoparental).

Dessa vez, ela aborda as diferenças entre expectativas e realidade do puerpério, e entrevistou algumas das mamães que fizeram seus ensaios aqui com a gente no Sky Light Studio. Seus nomes foram abreviados para manter sua privacidade, mas seus relatos são muitos importantes para enriquecer o debate e ajudar a conscientização das mulheres.


Confiram a seguir o que ela preparou pra você.




Puerpério, o famoso pós-parto, tão esperado, tão idealizado, tão desejado e quando finalmente chega, às vezes, uma grande decepção.

Mães super-heroínas, que estão sempre sorrindo nas fotos; que estão plenamente belas, tranquilas, calmas e felizes, felizes, felizes no pós-parto; que seu instinto materno desabrochou num estalar de dedos, assim como o sucesso instantâneo e inato da amamentação; que o amor e o prazer de maternar persistem todo o tempo; que dão conta de tudo e sabem de tudo; que conseguem conciliar perfeitamente o autocuidado com os cuidados com o bebê e ainda alimentar a autoestima nas horas vagas, uma maternidade sem vestígios de dificuldades e/ou desprazeres, uma maternidade perfeita e irreal.

Toda essa romantização da maternidade, que é uma verdadeira cisão coletiva com a realidade, leva ao despreparo e crenças ilusórias em relação ao puerpério, aí quando a mulher chega lá, sente-se desapontada, afinal não era bem isso que se estava esperando, e quando se dá conta já está imersa num poço de culpa e frustração, por não ser perfeita como aquela outra mamãe da TV, do Instagram e do outro lado da rua.

Para desmistificarmos o puerpério e todo esse maternar ideal, algumas mamães toparam compartilhar com a gente o que elas encontraram de fato no pós-parto e quais os maiores desafios que atravessaram essa fase da vida delas.

De acordo com os relatos, os maiores desafios no período do pós-parto são:

  • relativos às horas de amamentação: “amamentação, foi bem dolorido até “entrarmos em sintonia“ (M.); “aprender todo esse universo novo de amamentação” (A. M);

  • a nova rotina e compreender, atender e satisfazer absolutamente às necessidades do bebê: “a nova rotina, o bebê necessita da minha atenção o tempo todo” (M.); “entender a nova rotina e os desejos e necessidades do A. [...] sono, troca de fralda, banho, rotina do bebe e cólicas ” (A. M.); “acho que o maior desafio que enfrento todos os dias é aceitar que nos primeiros 3 meses o bebê não está completamente formado, (muitos gases, cólicas e constipações), que passa pela exterogestação e que isso causa sofrimento nele e em mim. Ainda que tenha colo o suficiente, nos momentos de crise, nem isso é o suficiente” (N.);

  • limitações pós-operatórias da cirurgia cesariana: “ainda tinha algumas limitações do parto como agilidade para levantar, dores e um certo desconforto para dormir” (A. M.);

  • esgotamento físico e emocional: “as vezes me sinto mais cansada ainda por ter tido uma noite “mal” dormida” (M.); “saber lidar com isso fisicamente e emocionalmente é um desafio” (N.); “sinto que não tenho tempo para nada, tenho que aproveitar as brechinhas para cuidar de mim mesma, minha prioridade agora é os dois” (D.);

  • dificuldades de lidar também com as demandas do filho mais velho, diante da chegada do novo membro na família: “pra mim um dos maiores desafios do pós parto foi lidar com meu outro filho que tem 4 anos” (D.)”


Segundo elas, o puerpério definido em uma palavra é: Aprendizado (A.M.). Dedicação (D.). Transformação (M.). Confuso (N.).

Fala-se muito sobre as delícias de ser mãe, mas pouco ou nada se fala do lado sombrio que perpassa o maternar. É fato que as expectativas em relação a maternidade vão existir, porém quanto mais afastadas da realidade elas forem, maiores as chances de se frustrar com ela. A face encoberta do pós-parto, que é caracterizado pelas dificuldades, desafios e desprazeres do puerpério torna este período um verdadeiro enigma, principalmente, para aquelas que vivem e acreditam num pós-parto utópico.

A melhor forma de desvendar o mistério do puerpério é falando sobre todas as facetas dele, se preparando para enfrentá-lo e validando as particularidades do seu próprio puerpério, entender que ele e você são únicos, que a maternidade é singular e não linear.

Precisamos falar e acolher também os descontentamentos que circundam o exercício da maternidade, entendê-la como um processo de construção, transformação e muito aprendizado. A maternidade é uma eterna escola, em que ora você é a professora, ora você é a aluna.

Jéssica Castro

Psicóloga Perinatal e Parental

CRP 06/157844





Como você pôde observar no artigo acima, é preciso muito equilíbrio e orientação para aceitar que não existe puerpério perfeito e nem um manual de instruções com todas as respostas. Devemos aceitar nossas limitações e enfrentar todos os desafios com muita resiliência.


Se você gostou desse tema, ou se você tem interesse em saber mais sobre os desafios da maternidade e do autocuidado psicológico durante e após a gravidez, eu te convido a visitar o Recanto Parental no Instagram.

A Jéssica está sempre preparando conteúdo de muita qualidade para ajudar as mamães a aproveitar ao máximo essa conquista que é tornar-se mãe.

Tenho certeza que você vai encontrar muita ajuda por lá.


Aproveite também e navegue pelos artigos aqui no nosso Blog, estamos sempre produzindo conteúdo para ajudar as mamães.


Te vejo no nosso próximo artigo na semana que vem.

Um grande abraço!

bottom of page