top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

Como vencer a timidez e garantir fotos perfeitas no meu ensaio de gestante?


mulher gestante posando para ensaio fotográfico em estúdio


Olá novamente.

Obrigado por estar de volta para mais um artigo em nosso blog.


Muitas mulheres deixam de fazer seus ensaios da gravidez por medo de que sua timidez possa atrapalhar o resultado final das fotos.


E isso está muito longe de ser verdade, porque os melhores estúdios estão preparados justamente para atender as mulheres em geral, não modelos profissionais que já estão acostumadas a serem fotografadas.


Eu lido com a timidez de minhas clientes diariamente aqui no Sky Light Studio, e sempre consigo criar um ambiente divertido, descontraído e muito confortável para nossas gravidinhas.


Para te ajudar, vou apresentar as 4 principais preocupações das gestantes tímidas e como fazer vencer a timidez e garantir fotos perfeitas.



mulher gestante posando para ensaio fotográfico em estúdio

1- "Eu nunca saio bem posando para fotos por causa da timidez."


Essa é a preocupação mais frequente e felizmente a mais fácil de resolver.

Se você acha que não fica bem nas fotos, muito provavelmente é porque você não encontra as melhores poses e ângulos para ser fotografada.

Faz parte do trabalho dos fotógrafos saber como tirar o máximo de cada mulher, adaptando as poses de forma a valorizar as características de cada uma. Mulheres mais baixinhas podem querer parecer mais altas, mulheres que estão sobrepeso podem querer afinar a silhueta, etc.

Se qual for o seu desejo, existem técnicas para ressaltar sua beleza em poses espontâneas e bem personalizadas.



mulher gestante posando para ensaio fotográfico em estúdio

2- "Não estou me sentindo bonita durante a gravidez."


Às vezes, a timidez é resultado de uma percepção negativa que a mulher tem de si mesma. Quem não está se sentindo bem consigo mesma, vai se achar feia e isso pode intensificar ainda mais a timidez.

O mais importante de tudo é saber que não existe beleza "certa" e "errada".

Quanto mais confiante, quanto mais segura, mais bonita é a mulher.

Devemos entender que estamos no mundo real, com pessoas reais.

No mundo real ninguém tem o corpo perfeito, a aparência perfeita.

É a forma como nos sentimos em relação a nós mesmos que define nossa beleza.

O resto são apenas pequenos detalhes que podemos corrigir no photoshop.

Lembre que o objetivo do ensaio de gestante não é fazer fotos para a capa de uma revista, ou para uma ação comercial. Estamos criando as SUAS lembranças. As fotos são feitas pra você admirar, não para serem exibidas para a opinião pública.

O que vale são os sentimentos, a alegria, a novidade de cada mudança no corpo.

Essa é a verdadeira beleza da gravidez que você vai guardar pra sempre.

E pode ter certeza, depois de um ensaio fotográfico, sua autoestima vai ficar nas alturas!




mulher gestante posando nua para ensaio fotográfico em estúdio

3- "Eu queria muito fazer fotos mais íntimas e ousadas, mas tenho vergonha."


Toda mulher quer se sentir linda e poderosa, ainda mais numa época tão especial quanto a gestação.

As fotos no estilo "boudoir", com um ar mais íntimo e feminino, são cada vez mais desejadas pelas mulheres, porque são as que melhor traduzem os sentimentos dessa conquista tão importante que é a gravidez.

Você quer guardar pra sempre a sua beleza, a sua juventude, a sua força.

No futuro, você vai querer poder olhar pra trás e ver toda a trajetória da mulher incrível que você se tornou.

Então, como fazer para superar a vergonha e garantir essas fotos tão marcantes?


Em primeiro lugar, você precisa se sentir muito à vontade com seu fotógrafo.

Aqui, a melhor dica é procurar alguém com experiência nesse tipo de foto. Profissionais experientes tem muito mais habilidade para deixar você mais confiante, e só de olhar o portfolio desse profissional você já tem a certeza de estar lidando com alguém preparado, afinal é muito provável que várias das outras clientes fotografadas também fossem tão tímidas quanto você.


Muita gente pensa que esse problema da vergonha pode ser facilmente resolvido ao escolher uma fotógrafa também mulher, mas a verdade é que a maior parte das mulheres tem uma experiência muito mais positiva ao serem fotografadas por homens, pois tendem a se sentir mais "julgadas" quando estão posando para outras mulheres (sabemos que vocês são bastante competitivas entre si).

Mas isso não são palavras minhas. Modelos profissionais que já fotografaram com todo tipo de profissionais relatam que os ensaios são mais agradáveis com fotógrafos homens, talvez pelo fato de nós nos esforçarmos mais para preparar um ambiente profissional para nossas clientes, exatamente pela preocupação que temos de deixar vocês se sentindo mais seguras e à vontade.


Lembre-se também que muitas vezes é possível criar composições de nu artístico sem precisar ficar com o corpo completamente exposto. Existem poses e ângulos onde é possível esconder ou mesmo remover digitalmente as peças de lingerie.


Por isso, nada de preconceito na hora de decidir quem vai fazer as fotos de sua gravidez. Essas lembranças são importantes demais pra você tomar uma decisão precipitada.

Pesquise bastante e avalie a qualidade do trabalho de cada fotógrafo, para poder tomar a decisão mais acertada.



mulher gestante posando para ensaio fotográfico em estúdio

4- "Eu não tenho vergonha de fazer o ensaio, mas não gostaria de ver minhas fotos espalhadas pela internet."


Essa é uma preocupação muito válida. Nem todo mundo quer ver sua imagem pelas redes sociais, principalmente para pessoas que tem algum tipo de exposição pública. Ou às vezes simplesmente por serem mais reservadas.

Neste caso, eu não quero te convencer a aceitar a divulgação das fotos, muito pelo contrário. Se você realmente que manter a privacidade das suas fotos, você deve conversar com seu fotógrafo, dizer como se sente e perguntar o que pode ser feito para garantir o sigilo das fotos.

Aqui no Sky Light Studio, por exemplo, todos os nossos pacotes de ensaio já te garantem sigilo absoluto das imagens criadas durante o ensaio. As fotos serão entregues somente a você, e jamais serão publicadas ou compartilhadas online.



mulher gestante posando para ensaio fotográfico em estúdio


Espero que esse artigo tenha te ajudado a se sentir mais confiante para o seu ensaio. Afinal, são lembranças que só podem ser feitas uma vez.

Não perca a chance de registrar toda essa emoção por causa da timidez.


Até a próxima!

bottom of page