• Rafael Assumpção

Como funciona um ensaio newborn?


Olá! Estou de volta pra falar de algo que muitas mamães tem dúvidas a respeito, que é o ensaio newborn.

Afinal, como funciona um ensaio newborn? Quando ele deve ser feito? Tem algum risco para o bebê?


Veja abaixo a resposta para essas e outras dúvidas!



Quando fazer o ensaio?


Aqui no Sky Light Studio nós realizamos os ensaios newborn entre o 8º e 12º dia de vida do bebê, sendo que esse período pode variar em outros estúdios, podendo se estender do 6º ao 20º dia de vida.


Por que um período tão curto?

Bom, existem diversos fatores, mas o principal é que apenas neste curto espaço de tempo que é possível fazer o bebê ficar quietinho nas poses enquanto permanece dormindo.

Ao longo do tempo, os ensaios newborn passaram a retratar os bebês de forma mais lúdica e artística, e muitas técnicas foram sendo desenvolvidas para criar poses cada vez mais adoráveis. Porém, são poses completamente não naturais, são poses construídas. E para isso, precisamos de toda a colaboração possível dos bebês, o que só é possível com um sono muito profundo, como ocorre com os bebês até por volta do 15º dia de vida.

Não que não seja possível realizar um ensaio desse tipo após o 15º dia, mas é cada vez mais difícil, e por conta disso, é cada vez mais arriscado, pois a qualidade do resultado pode não ficar como o esperado.


Por que o Sky Light Studio utiliza um período tempo ainda menor?

Nós restringimos os ensaios newborn entre 8 e 12 dias por 2 motivos:


1- O tempo mínimo de 8 dias é por causa da mãe, e não do bebê. Como muitas mães fazem o parto por cesárea, precisamos de pelo menos uma semana de recuperação dela em casa para dar mais conforto na hora do ensaio.

2- O período máximo de 12 dias é para evitar que o bebê faça o ensaio na época em que as cólicas já começam a aparecer. Normalmente as cólicas começam a partir de 14 dias, então tentamos nos certificar de sempre fazer um ensaio com muito conforto para o bebê, e muita qualidade das fotos para a família. Se o bebê chegar no estúdio com cólicas, existe a chance do ensaio nem poder ser feito, porque alguns bebês chegam a ficar horas chorando sem alívio das dores.


Atuando dessa forma, sempre conseguimos atingir o máximo de qualidade em nossos ensaios, mesmo com os bebês mais difíceis, com pouco sono.



Quando marcar o ensaio?


Por conta desse período curto para fazer as fotos, é MUITO importante que as mamães que desejam fazer esse tipo de ensaio já se preparem desde a gravidez.

Enquanto estiverem procurando o fotógrafo para fazer suas fotos de gestante, também já devem avaliar onde farão o ensaio newborn.

Em muitos dos casos, os profissionais que realizam ensaios de gestante também fazem ensaios newborn, como é o caso do Sky Light Studio, e quase sempre você tem um bom desconto ao contratar os dois ensaios juntos!

Por isso, se você já passou de 20 semanas de gravidez, está na hora de começar a procurar pelo profissional que tenha um estilo que te agrade e, além disso, que tenha toda a infraestrutura necessária para garantir a qualidade das fotos e a proteção do seu bebê.





Esses ensaios trazem algum risco para o bebê?


Quando se trata de um bebê recém-nascido, todo cuidado é pouco.

Os profissionais que se dedicam a esse tipo de fotografia geralmente estão muito bem preparados.

Mas pra você ficar mais segura, preparei um checklist de coisas que você deve prestar muita atenção na hora de avaliar cada estúdio ou fotógrafo:


1- O fotógrafo tem o treinamento necessário?

Verifique como o fotógrafo desenvolveu seu trabalho com recém-nascidos, que cursos fez, etc. Eu, por exemplo, decidi começar na fotografia newborn para fazer as fotos da minha própria filha, então você pode ter certeza da seriedade com que estudei e aprendi todas as técnicas e cuidados necessários. E não se deixe levar por credenciais de associações e institutos de fotografia, porque esses lugares só avaliam a qualidade técnica e estética das fotos, não verificam se o estúdio e o profissional estão realmente preparados para proporcionar a maior segurança para o bebê.


2- O estúdio é adequado para o ensaio?

A maior dicas de todas é: visite o estúdio antes de fazer sua escolha.

Apenas uma conversa pessoal e uma visita ao estúdio podem te assegurar de estar lidando com um profissional preparado, num ambiente adequado.

Verifique se os acessórios e materiais são de fornecedores especializados, se são hipoalergênicos, se o estúdio é higienizado, se tem controle de temperatura.

Além disso, verifique se o fotógrafo tem assistentes para auxiliá-lo durante o ensaio. Aqui no Sky Light Studio, todos os ensaios são acompanhados por uma Enfermeira, para garantir que o bebê esteja sempre confortável e em segurança.


3- E se o umbiguinho do bebê ainda não tiver caído até o dia do ensaio?

Não se preocupe, o "coto umbilical" é uma estrutura de células mortas (assim como fios de cabelo e unhas), que vai secando progressivamente até cair. O bebê não sente dor quando o coto é manipulado. Contanto que você o mantenha sempre limpo e esterelizado com álcool, não faz diferença se ele cair em casa, ou mesmo durante o ensaio (o que já aconteceu algumas vezes aqui no estúdio, sem problema nenhum para o bebê ou para as fotos).


4- As poses que são feitas durante os ensaios não machucam os bebês?

A maior prova de que o bebê está confortável durante o ensaio é ele estar dormindo. Apesar de muitas poses parecem complexas e desconfortáveis, devemos lembrar sempre que o bebê vai acordar no menor sinal de desconforto, por isso o sono é a indicação de que tudo está bem com o bebê.

É claro que existem alguns cuidados adicionais que podemos ter. Eu nunca tento "forçar" uma pose no bebê. Os próprios bebês nos mostram quais poses os deixam mais confortáveis, e acredito que devemos seguir esse instinto de cada bebê. Isso não só vai melhorar a qualidade do ensaio (evitando que ele acorde), como também vai permitir criar um ensaio muito mais original, obedecendo as preferências do bebê.





Por que os ensaios newborn são mais caros que outros ensaios?


Pelo que você leu até agora, já deve dar pra imaginar que um ensaio newborn envolve muito mais preparativos, infraestrutura e preparo do fotógrafo do que um ensaio feminino, ou de casal.

A higienização dos acessórios e do estúdio, o custos de assistentes e materiais de consumo, a maior duração dos ensaios (que podem chegar a 4 horas, dependendo do número de cenas e poses), além do fato de que precisam ser feitos dentro de um período muito curto, fazem com que o preço final desses ensaios seja relativamente maior.


É claro que nem sempre um preço alto é sinônimo de maior qualidade, mas preços muito baixos devem gerar um alerta pra você.

Quem sabe a dificuldade de manter um estúdio fotográfico entende que não dá pra cobrar R$100 num ensaio newborn de qualidade, e com segurança para o bebê.

Por isso, é muito importante conhecer o profissional e o local do ensaio antes de se decidir.


Você pode até querer economizar no seu ensaio de gestante, mas lembre-se que é uma responsabilidade enorme fazer o ensaio de um bebê de poucos dias de vida.

Não peça apenas orçamentos pelo whatsapp. Vá até o estúdio e conheça pessoalmente as pessoas que estarão encarregadas da segurança do seu bebê!


Qualquer pessoa pode comprar uma câmera e se denominar fotógrafo, mas apenas pessoas com muita experiência e capacitação vão ter um estúdio especializado nesse tipo de ensaio.

Pesquise bem e escolha aquele profissional que te deixar mais confortável e segura, pois ele vai estar encarregado da coisa mais valiosa da sua vida!

Espero ter ajudado e tirado suas dúvidas. Se precisar de mais alguma informação, entre em contato com a gente! Ficaremos mais que felizes em te ajudar!

Um grande beijo e até a próxima!

#ensaionewborn #bebês #planomaternidade #culturafotográfica #fotógrafo #fotografia #informativo

sky light studio logo estúdio fotografia

Sky Light Studio. Rua Arthur Vieira, 318 (sala 31), Taubaté-SP | Celular/Whatsapp: (12)99644-5005 | E-mail: contato@skylightstudio.com.br

© 2021 Sky Light Studio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer foto sem a permissão escrita do fotógrafo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon