• Rafael Assumpção

5 dicas pra fazer um ensaio de gestante profissional em casa, sem gastar nada!

Atualizado: há 20 horas



Seja bem-vinda novamente ao nosso blog!


Nós sabemos como as mulheres adoram ser fotografadas e como isso as faz se sentirem lindas e confiantes, principalmente em momentos especiais como a época da gravidez.

É por isso que todas elas querem garantir um ensaio com um fotógrafo profissional.

Mas infelizmente, por mais que nós fotógrafos nos esforcemos, só conseguimos registrar alguns pequenos momentos dentro de todo o período da gravidez. E se dependesse das gestantes, com certeza elas adorariam ter um “personal photographer” para criar lindas fotos todos os dias (rs).


Apesar de não ser possível ter um fotógrafo 24h por dia ao seu lado, a tecnologia dos smartphones nos dá a possibilidade de criar registros constantemente.

E foi pensando nesses registros caseiros que reuni 5 dicas pra você fazer um ensaio de gestante profissional em casa, sem gastar nada!


Quer saber como garantir fotos caseiras lindas? Então continue lendo.




1- Luz de janela


É quase unânime a preferência das mulheres por esse tipo de iluminação nas fotos. A luz de janela é tão bonita porque ela é ao mesmo tempo suave e bem contrastante (que é quando o lado iluminado fica bem mais claro que o lado não-iluminado).

Para aproveitar esse tipo de luz, a dica é você se posicionar em frente à janela, e manter a câmera de lado, apontada para você, de forma que fiquem bem evidentes o lado mais iluminado e o lado mais sombreado do seu corpo. Melhor ainda se você puder manter a cortina aberta apenas o necessário para que a luz ilumine apenas você. Dessa forma, o restante do ambiente fica escuro e você fica em destaque na foto.





2- Low-key sentimental


A técnica low-key consiste em criar uma foto com uma ambientação muito escura, de forma que a pessoa fotografada pareça “emergir” das sombras, muitas vezes com apenas algumas partes do corpo visíveis e o restante completamente tomado pelas sombras.

Para criar o efeito low-key em casa, você pode fazer a foto à noite, ou num quarto com cortina black-out e luzes apagadas, e usar como fonte de luz um abajur ou luminária.

Basta você posicionar a fonte de luz bem próxima, e de frente pra você (mas tomando o cuidado para que ela não apareça no enquadramento da foto). Assim, você pode fazer uma pose mais sentimental, mostrando sua ligação com o bebê. O efeito low-key vai cuidar multiplicar esse sentimento na foto.





3- Silhuetas expressivas


Silhuetas são aqueles efeitos que ocorrem quando fotografamos alguém que está na frente de uma fonte luminosa muito forte, e essa pessoa aparece como uma sombra na foto. O exemplo mais comum de silhueta ocorre em ambientes externos, principalmente em praias, onde o Sol, posicionado atrás da pessoa, cria esse efeito de sombra na pessoa.

Mas também é possível criar esse efeito em casa, caso você tenha uma janela grande ou uma varanda com porta de vidro. Melhor ainda se as cortinas forem de tecido translúcido. Assim você mantém o brilho no fundo, mas evita mostrar o ambiente externo.

Para criar esse efeito, basta você posar em frente à janela no momento em que o Sol estiver mais forte no dia, de preferência incidindo diretamente sobre a janela ou varanda.

A maioria dos celulares vai perceber o brilho do fundo e ajustar a foto de acordo, te deixando totalmente sombreada. Mas caso o celular não crie o efeito automaticamente, basta ajustar o nível de brilho da foto até que você fique completamente sombreada, mas mantendo o fundo bem claro.






4- De ponta-cabeça


Toda vez que mudamos o ângulo das fotos, explorando novas possibilidades, acabamos criando composições bem interessantes.

Uma delas é quando fazemos fotos que parecem estar de cabeça para baixo.

Mas não se preocupe, ninguém vai precisar fazer acrobacias para criar essas fotos.

A dica é fazer as poses deitada, no chão ou na cama, e apontar a câmera de um ângulo mais alto, de forma a criar esse enquadramento.

No caso das fotos de gestante, essa posição é especialmente impactante, pois o rosto e os olhos ficam em primeiro plano, e a barriga fica mais afastada da câmera, criando um efeito de perspectiva e, dependendo da lente e do celular, pode criar um belo efeito de desfoque.






5- Clima íntimo


Uma das maiores vantagens que a fotografia caseira tem sobre as fotos em estúdio é a possibilidade de registrar momento mais íntimos e espontâneos das pessoas, afinal de contas você está em casa, o lugar mais confortável e aconchegante de todos!

A dica é fazer fotos no quarto, em cima da cama, registrando os momentos de preguiça, de conforto, um café da manhã servido pelo maridão ou mesmo para fotos do casal trocando carinhos e olhares apaixonados.

Se sua cama ficar perto de uma janela grande, você ainda consegue adicionar o conteúdo da Dica 1 para conseguir fotos espetaculares!






Espero que essas dicas te ajudem a criar lembranças lindas e emocionantes, para complementar o seu ensaio em estúdio ou ambiente externo.


E se você ainda não marcou seu ensaio profissional, te convido a conhecer meu trabalho aqui no Sky Light Studio.


Basta acessar o link abaixo. Preparei um material explicativo bem detalhado sobre nossos ensaios.

https://www.skylightstudio.com.br/gestantes

Será uma grande alegria fazer parte de um pedacinho tão importante da sua história.

Até mais!