top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

4 dicas incríveis pra economizar tempo e evitar decepção na escolha do seu ensaio de gestante

Atualizado: 17 de dez. de 2019



Olá, seja bem-vinda a mais um artigo do nosso blog!

Hoje quero compartilhar contigo 4 dicas incríveis pra economizar tempo e evitar decepção na escolha do seu ensaio de gestante.


Afinal de contas, a vida da gestante é ainda mais corrida e as lembranças da gravidez são importantes demais pra você correr o riscos desnecessários.


Mas tenha em mente que o objetivo desse artigo não é te influenciar a escolher nosso estúdio, porque sei que fotografia é questão de gosto, de afinidade, e não posso achar que vou conseguir agradar a todas.

Por isso o que posso fazer é trazer as melhores informações para que você possa fazer a melhor escolha, aquela que vai te deixar feliz e emocionada com suas lembranças, mesmo que não seja fotografando aqui com a gente.


Esse artigo é sim voltado para mulheres que assim como você, creio eu, tem a intenção de criar as mais lindas lembranças da sua gravidez, de garantir que vão se emocionar ao rever essas fotos no futuro, e não apenas fazer algumas fotos só pra não deixar passar em branco a gravidez.


Então vamos lá!





1- Comece o quanto antes


Nada melhor para economizar tempo do que começar cedo a pesquisar sobre as opções para o seu ensaio.

Gestantes que deixam pra última hora, quando já passaram de 30 semanas de gravidez, vão acabar encontrando fotógrafos e estúdios com agendas cheias e sem vagas para o seu ensaio (pelo menos no caso dos melhores fotógrafos e estúdios).

O ideal é começar a pesquisar por volta das 18 semanas, quando você provavelmente já fez a primeira ultrassonografia morfológica e talvez já saiba o sexo do bebê.

Muitos estúdios, como é o caso do Sky Light Studio, oferecem melhores condições de parcelamento e mesmo descontos para quem contrata os ensaios com antecedência.


Dica de pesquisa:

Imagino que você esteja procurando um profissional especialista em fotografia de gestantes, então, na hora da pesquisa, é importante que você saiba julgar quem realmente é especialista no assunto. Muitos perfis nas redes sociais vão trazer uma descrição mais ou menos assim: "estúdio especializado em fotografia de gestantes, recém-nascidos, crianças, festa infantil, casamentos, book feminino e eventos sociais."

Será que alguém consegue ser especialista tanta coisa?

Pra saber quem é realmente especialista, é só entrar no Instagram do estúdio e olhar as últimas 20 ou 30 fotos. Quantas dessas eram de gestantes? Se for menos da metade, então já sabe que não é tão especialista assim...





2- Entenda o que está sendo oferecido


Aqui é onde reside a principal causa de insatisfação das gestantes, porque, afinal de contas, a área da fotografia não é algo de conhecimento das pessoas em geral. A maior parte dos detalhes é ignorada pelo público, e só na hora de ver o resultado final é que você vai se deparar com problemas.


O que as pessoas estão acostumadas a olhar num orçamento de ensaio fotográfico?

- número de fotos

- número de figurinos/looks

- se a maquiagem está incluída

- preço/forma de pagamento


Isso faz parte, mas não é nem de longe o suficiente para avaliar a qualidade de um serviço sendo oferecido.


No que você realmente precisa prestar atenção:

- tempo de ensaio: de que adianta um pacote de 30 fotos num ensaio de 45min? Vai parecer uma sequência de quadros de um filme, fotos repetitivas, sem quase nenhuma variação. Dê preferência a estúdios com ensaios de maior duração, pois além de fotos mais variadas, você também vai ter mais tempo para poder se soltar e ficar mais à vontade para posar para as fotos;


- estilo: de nada adianta aproveitar uma grande promoção de um estúdio que não faz fotos que te agradam. O estilo de um fotógrafo é sua identidade, isso você não pode mudar. Seria como entrar num restaurante japonês e pedir ao chefe um prato de culinária mineira. Os profissionais se especializam e desenvolvem formas de trabalho que guiam a criação das fotos. Depois de contratar seu ensaio, não adianta mostrar aquela foto linda que você pegou na internet e pedir pro fotógrafo fazer uma igual pra você, se essa foto não estiver alinhada com o estilo dele;


- conteúdo: ao invés de entrar em contato pedindo um orçamento, entre em contato perguntando como é o trabalho do estúdio, como funcionam os ensaios, quais são os benefícios oferecidos, e verifique primeiro como o estúdio será capaz de atender a todas as suas expectativas. Os melhores estúdios não estão preocupados em te mostrar fotos bonitas, porque isso você já vê no Instagram, eles estão preocupados em te mostrar como eles vão garantir que você tenha a melhor experiência na criação das lembranças da sua gravidez;


- valor: o mais importante nunca é o preço, é sempre o valor. Preço é o que você paga, valor é o que você recebe. O menor pacote de um ótimo estúdio ainda vai ter mais valor e te deixar mais satisfeita que o maior pacote de um fotógrafo ruim. E não adianta se enganar, pois a criação de lembranças de qualidade da sua gravidez não vai custar menos do que uma bolsa ou vestido de boa marca num shopping, afinal os melhores profissionais sabem o quanto seu trabalho transforma a vida de suas clientes, e você também já tem ideia do quanto essas lembranças podem te emocionar no futuro.





3- Crie uma conexão


Depois que você tiver feito um contato inicial e já tiver feito uma seleção prévia dos fotógrafos e estúdios que mais gostou, fazer uma visita ao local vai te economizar muito tempo e problemas, pode acreditar.

Ao visitar o local, você vai poder ver os figurinos e acessórios, vai ver a infraestrutura, o conforto oferecido, e, o mais importante, vai poder criar uma conexão com a pessoa que terá a responsabilidade de registrar suas lembranças da gravidez.

Vamos ser sinceros agora: todo mundo sabe que qualquer profissional que trabalhe com vendas vai te dar um tratamento mais especial antes da venda do que depois da venda. Os bons profissionais vão te dar o mesmo tratamento, mas o que vale aqui é a comparação. Se o fotógrafo/estúdio já não conseguir se conectar contigo, te mostrar que realmente se importa em te proporcionar uma experiência única logo na primeira visita ao estúdio dele, então você não pode esperar mais do que isso depois de fechar o contrato.

Ao sair da visita, você já vai saber com certeza se aquele estúdio continua ou sai da sua lista de opções.





4- Participe!


Os melhores fotógrafos e estúdios vão sempre estar dedicados em criar algo novo pra você, porque sabem que a fotografia de pessoas trata de capturar sua essência, e não apenas repetir os mesmos ensaios, cenas e poses, como numa fábrica de imagens.

Quanto mais você participar, dando ideias, falando sobre seus gostos e sugerindo referências, maior a satisfação que vai ter.

No Sky Light Studio, por exemplo, todos os ensaios são planejados individualmente com cada gestante, pra garantir que você possa ter fotos únicas. Sempre encorajamos as gestantes a participarem ao máximo para podermos aprender sobre seus gostos, preferências e personalidade. Esse é o caminho para um ensaio original e que reflete quem você realmente é, o que realmente está sentindo.





Espero que tenha gostado das dicas, e espero que te ajudem a encontrar o melhor lugar para criar suas lembranças. No final das contas, não existe certo e errado na fotografia. Existe apenas aquilo que te agrada ou não te agrada.

Você só precisa se certificar de encontrar o profissional que acredita poder te proporcionar os melhores resultados, de acordo com suas expectativas.


Gostou do nosso conteúdo? Se quiser ser a primeira a saber de novos artigos e novidades, é só clicar na imagem abaixo para conhecer nosso Boletim Sky Light, que é nossa newsletter semanal




Até a próxima!

Beijos de luz


bottom of page