• Rafael Assumpção

As 3 maiores decepções das gestantes com seus ensaios e como evitá-las


A época da gravidez é maravilhosa e merece ser lembrada para sempre.

É por isso que cada vez mais gestante procuram fotógrafos para fazerem seus ensaios de gestante.

No entanto, uma pesquisa que realizamos mostrou que cerca de 30% das gestantes ficam insatisfeitas com suas fotos logo após o ensaio, e que que cerca de 50% delas deixam de apreciar suas fotos depois de cerca de um ano após o ensaio.


Mas por que isso acontece?

Para te deixar mais informada e te ajudar a evitar esse problema, reunimos as 3 grandes decepções das gestantes com seus ensaios e como fazer para evitar.

1- Minhas fotos são iguais às de todas as outras gestantes que foram fotografadas por aquele fotógrafo, e eu pareço muito artificial e forçada nas poses.

Esse é o principal motivo de frustração das gestantes. Fotos repetitivas, iguais às de várias outras gestantes.

Isso acontece porque muitos fotógrafos adotam um método de trabalho que lembra muito as linhas de produção de fábricas. Eles têm seus cenários já determinados e montados em seus estúdios, dessa forma você apenas vai passando por cada um desses cenários e fazendo poses decoradas, como todas as outras gestantes que já passaram por ali.

O resultado é um ensaio repetitivo e artificial, pois você não consegue notar nenhum traço da sua personalidade nessas fotos.

Como evitar: ao pesquisar sobre os fotógrafos da sua região, dê preferência aos que te permitam ter liberdade para planejar e montar seu ensaio, que ouçam suas sugestões e as coloquem em prática. Assim, você vai garantir que suas fotos expressem quem você realmente é, as emoções que está sentindo e você vai admirar essas fotos pra sempre.

2- Minhas fotos não ficaram do jeito que eu queria.

Esse é talvez o motivo mais complexo para a frustração das gestantes, pois está quase sempre ligado ao estilo de trabalho do fotógrafo.

Muitas gestantes, ao escolherem seu fotógrafo, não prestam a devida atenção ao seu estilo de fotografia, nem avaliam seus trabalhos anteriores.

Essa avaliação pessoal do trabalho do fotógrafo é a parte mais importante de todas, pois o estilo de cada profissional é sua assinatura, sua garantia daquilo que será entregue.

Geralmente essa frustração acontece porque outros fatores acabam desviando sua atenção, como descontos, brindes e outras promoções. Além disso, existe também o caso dos profissionais com pouca experiência (ou mesmo amadores que se dizem profissionais) que ainda não tenham conseguido desenvolver seu estilo próprio, o que acaba também aumentando o risco sobre o resultado do ensaio.

Como evitar: não adianta ver um monte de fotos bonitas na internet e pedir que o fotógrafo as copie, porque provavelmente essas fotos estarão fora do seu padrão de trabalho, e o resultado da tentativa de cópia será desastroso. O ideal é que você procure por um especialista em fotografia de gestantes, conheça bem e se sinta bastante confortável com seu estilo de fotos, pois assim você assegura que o resultado estará dentro de suas expectativas.

Apenas 20 minutinhos passando pelo Instagram e pelo site do fotógrafo já serão suficientes pra você constatar se ele realmente é especialista no assunto e também para construir uma opinião pra saber se você deve ou não entrar em contato.

E ao conversar com o fotógrafo, não peça apenas um orçamento, aproveite e pergunte sobre o trabalho dele, sobre como ele define seu próprio estilo, e o que ele tem de especial para te oferecer.

3- Sou tímida, fiquei muito travada durante o ensaio e agora não me sinto bonita em minhas fotos.

Esse é um dos motivos mais graves para a frustração de uma gestante.

O ensaio de gravidez não é apenas para tirar fotos da barriga, mas sim para celebrar a conquista da mulher que se torna mãe. Você merece admirar cada foto do seu ensaio.

Muitas vezes, por falta de experiência, alguns fotógrafos não conseguem dirigir as gestantes durante o ensaio de forma a tirar delas o seu maior potencial. Sim, no ensaio, o fotógrafo é como se fosse um diretor de cinema, e precisa “dirigir” a modelo, indicando não só como ela deve se posicionar, mas também orquestrando toda a emoção dela para a construção da cena.

Essa frustração também acontece em sessões fotográficas que são muito curtas. Não dá pra esperar que uma pessoa muito tímida consiga relaxar e se soltar numa sessão de 30 ou 40 minutos de duração.

Outro problema por trás dessa frustração está relacionado à edição das fotos. Nem todos os fotógrafos realizam edições minuciosas, que incluem tratamento de pele e correções corporais. A maioria das gestantes não quer se lembrar das estrias na barriga, muito menos das celulites e manchas na pele, ou então dos inchaços nos pés.

Como evitar: os melhores profissionais sabem como conduzir a sessão de fotos de forma a deixar a gestante bem à vontade e, acima de tudo, confiante. Isso é o principal para garantir um ótimo resultado. Portanto, procure um fotógrafo que seja um especialista em ensaios de gestantes.

Além disso é importante conversar com o fotógrafo antes do ensaio, sobre as fotos, cenas, figurinos e acessórios. Dessa forma, a gestante já vai criando um roteiro na cabeça dela e já vai se acostumando com as ideias do ensaio.

Durante o ensaio, peça ao fotógrafo para ir vendo algumas fotos ao longo da sessão. Assim você já vai ter uma ideia de como estão ficando e já vai poder se sentir linda e confiante.


BÔNUS!

Você que leu atentamente essa matéria até aqui merece um bônus de presente!

O Sky Light Studio é especializado na fotografia da gravidez e da maternidade, e tem como prioridade a satisfação de todas as mulheres que confiam em nós para participar de um pedacinho tão importante de suas histórias.

Confiamos tanto em nossa capacidade de capturar momentos admiráveis que vamos selecionar um pequeno grupo de gestantes para ganhar nossos ensaios de "degustação fotográfica"!

Esses ensaios, que normalmente só são oferecidos através de nossos sorteios do Boletim Sky Light, agora estarão ao seu alcance, sem precisar contar com a sorte.

Basta ser uma das 10 primeiras a acessar o link abaixo e se inscrever pra ganhar!


https://www.skylightstudio.com.br/inscricao-degustacao-fotografica



Espero que tenha gostado do artigo dessa semana.

Fico aguardando sua inscrição para ganhar o ensaio!


Até a próxima.

#ensaiogestante #dicas #maternidade #fotografia #ensaiofotográfico

sky light studio logo estúdio fotografia

Sky Light Studio. Rua Arthur Vieira, 318 (sala 31), Taubaté-SP | Celular/Whatsapp: (12)99644-5005 | E-mail: contato@skylightstudio.com.br

© 2021 Sky Light Studio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de qualquer foto sem a permissão escrita do fotógrafo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon