top of page
  • Foto do escritorRafael Assumpção

Exatamente o que você precisava


silhueta em perfil de uma mulher grávida, contra a luz de uma janela

Olá para você: mulher, mãe, gestante, corajosa, linda!

Há algum tempo, falamos aqui no blog sobre motivos para se fazer um ensaio fotográfico (se ainda não viu esse post, clique aqui pra ver).

Hoje, ao invés de falar sobre os "seus" motivos, quero falar contigo sobre como os ensaios fotográficos deveriam ser, e o que deveriam te oferecer.

Mas antes, vamos começar falando sobre como os ensaio NÃO deveriam ser.

Ninguém quer fazer uma sessão de fotos de 30min num parque e receber 80 arquivos de imagens mal-editadas por e-mail.

Ninguém quer ter que correr atrás de roupas, enfeites e acessórios para usar no ensaio, porque estes itens "não estão incluídos no pacote".

E ninguém quer aparecer nas fotos com cara de quem acabou de acordar (ou caras piores, dependendo da noite anterior rsrs).

Pode até ser que as pessoas comprem pacotes de ensaios onde vão passar por essas situações que citei, talvez por questões financeiras, talvez por desinformação (já que nunca tinham feito um ensaio fotográfico antes). Mas, de fato, ninguém quer fazer uma sessão de fotos assim.

Claro que você tem uma personalidade única, e tem seus próprios gostos e desejos, mas existem algumas coisas que são essenciais, que são desejadas e apreciadas pela maioria das pessoas, e tenho certeza que você vai concordar comigo.

Afinal de contas, o que é que um ensaio fotográfico deve te oferecer?

Bem-estar

Um bom ensaio fotográfico deve te proporcionar tranquilidade e conforto, deve te deixar à vontade.

Você finalmente conseguiu abrir um espaço na sua agenda, que já é tão corrida. Separou um tempo que deve ser só seu, para você aproveitar a sua própria companhia. Então você deve poder desfrutar desse tempo com calma, sem pressa.

Sair fazendo poses logo depois de entrar no estúdio? Nem pensar! Você é a celebridade ali, a top model, e deve ser tratada como tal. Ao chegar, a equipe deve estar preparada para cuidar da sua maquiagem, do seu cabelo, das suas roupas e acessórios. Apenas sente e deixe a magia acontecer!

Saiu de casa com pressa e nem tomou seu café da manhã? Não se preocupe, pois num bom ensaio fotográfico, você terá um coffee-break caprichado, com guloseimas, biscoitinhos, sucos e todo tipo de opções pra te deixar com a energia toda!

Quem não gosta de um mimo de vez em quando, né?

Confiança

Como se já não bastasse todo o tipo de pressão que as mulheres sofrem diariamente com relação à imagem, trabalho, saúde e relacionamento, você tem visto seu corpo passar por muitas transformações e isso afeta a autoestima e confiança de qualquer pessoa.

E é por isso que você não quer ter um ensaio onde o centro das atenções é a sua... barriga. Não! Você é o centro das atenções.

Você é a pessoa que está carregando um milagre dentro de você. Você é quem está enfrentando todas as suas batalhas diárias. Você é quem merece todo o reconhecimento pela vitória que vai alcançar ao trazer seu lindo bebê ao mundo.

Então, nada de coraçãozinho desenhado na barriga, nada de foto de close da barriga.

As fotos devem mostrar você, linda, confiante, poderosa, feminina e sexy como você sempre foi, mas que talvez tenha se esquecido ultimamente.

Não me leve a mal, nossos bebês são as coisas mais importantes de nossas vidas, mas eles terão a vez deles na frente das câmeras (nos ensaios newborn, acompanhamento do primeiro ano, smash the cake, e vários outros ensaios feitos especialmente para nossas pessoinhas). O momento agora é seu!

Num bom ensaio fotográfico, você nunca deve perder seu brilho, nunca deve deixar de ser feminina, nunca deve deixar de ser você.

Mais do que isso, o bom ensaio fotográfico é aquele que captura o que você tem de melhor, aquelas características que muitas vezes ficam escondidas, pois o dia a dia não te dá chance de ser você mesma.

Aproveite seu ensaio para ousar, para experimentar todas as poses, ângulos, caretas e todo tipo de possibilidade que permita ao seu fotógrafo registrar sua personalidade, para que você tenha fotos únicas.

Seja a sua própria obra de arte, e lembre-se todos os dias quão especial você é.

Satisfação

Sabe aquela frase "o barato sai caro"?

Seja lá o que você esteja "comprando", essa frase combina com tudo nas nossas vidas, não é mesmo?

Na fotografia não é diferente.

O que você faz instintivamente quando recebe um orçamento de um fotógrafo? Você divide o valor do pacote pelo número de fotos que vai receber.

Dessa forma, somos influenciados a escolher os valores mais baixos, certo?

Realmente, se tudo o que você quer que seja oferecido a você é um monte de arquivos de imagens na sua caixa de entrada do e-mail, isso até poderia fazer sentido.

Mas já concordamos que não é isso que você quer, né?

Você quer o bem-estar, quer a confiança, e agora quer a satisfação. Mas é difícil saber avaliar o quanto valem maquiagem e cabelo, conforto, autoestima, figurinos e acessórios no preço unitário de cada foto.

Além disso, de que servem fotos guardadas na sua caixa de mensagens, ou no seu HD do computador? Certamente você tem milhares de fotos no seu smartphone, muitas delas de ocasiões especiais, e mesmo assim nunca mais olhou pra elas desde que as postou nas redes sociais.

As fotos precisam ser materializadas. Pessoas se sentam juntas para ver e rever um álbum, quadros e porta-retratos trazem um clima agradável aos nossos lares.

Pode acreditar. Se você receber suas fotos por e-mail ou whatsapp, vai ficar satisfeita por um mês, mas se receber suas fotos num álbum, ou se mandar emoldurar e pendurar na parede da sala, você vai ficar satisfeita pra sempre!

Por tudo isso, tenha muito cuidado ao escolher seu ensaio fotográfico, ainda mais para registrar uma época tão especial e única como uma gestação ou nascimento do seu bebê.

Aqui no Sky Light Studio, nossa intenção é oferecer tudo isso que conversamos aqui, de forma que você se lembre para sempre, não só da sua gravidez, como da experiência única que foi o dia do seu ensaio.

Você merece que a sua história fique eternizada com elegância, satisfação e boas lembranças "dos bastidores".

Até a próxima, e bjo no barrigão!

bottom of page